quinta-feira, 12 de março de 2009

A Árvore dos Abraços

---
O livro «A árvore dos Abraços», conta-nos uma história muito comovente e ensina-nos a dar mais valor às árvores.

Este livro já está na Biblioteca da nossa sala e é um dos livros mais procurados por nós e até já conseguimos «ler» a história toda com a ajuda das imagens.

Na sala, já temos a nossa árvore dos abraços, ou melhor, dos Carinhos, pois foi este o nome final que demos à árvore que construímos na sala, a partir de rolos de papel de cozinha, de ramos caídos no chão nos dias de vendaval e com a impressão das nossas mãos a fazer de copa.






Sala 2 - Pré

quarta-feira, 11 de março de 2009

A ler…aprendemos…

---
No âmbito da comemoração da Semana Nacional da Leitura, a turma do 1º A e os alunos da sala 1 da Pré prepararam uma actividade conjunta.

No dia 6 de Março, os alunos do 1º ano foram ouvir uma história “lida” por um menino da Pré. O livro chama-se “O Livro da Paz” – Todd Parr.

Este livro fala de valores importantes para todas pessoas e ensina-nos a respeitar os outros e a Natureza, a partilhar, a gostar, a saber o valor da amizade e a ser tolerante. Diz-nos que é preciso pouco para sermos felizes. Basta apenas sermos nós próprias e apreciarmos a coisas simples e quotidianas.

As actividades desenvolvidas foram organizadas por estações e, desse modo, todas as crianças, passaram pelas diferentes estações: a mesa da partilha (pulseira da amizade), a parede dos desenhos partilhados, mesa dos valores, a caixa dos valores e a manta (Para além do que vês…eu sou.).

A actividade correspondeu às expectativas e o envolvimento das crianças foi interessante, resultando em aprendizagens e aquisições mútuas. Percebemos que a articulação entre ciclos é benéfica para todos.

Continuaremos a “estudar” esta obra em futuras sessões.


terça-feira, 10 de março de 2009

Nós gostamos de histórias...

---
De 02 a 06 de Março, decorreu a Semana Nacional da Leitura, que todos aproveitaram para ouvir histórias e aprender a gostar cada vez mais de livros.

A mãe da Beatriz Cabral veio contar, às crianças da Sala 2, uma história, chamada «O Ruca na horta», que trata da sementeira de cenouras. As histórias do Ruca agradam-nos sempre muito e esta veio mesmo ao encontro daquilo que estamos a fazer na horta da Quinta de Covelo, onde já semeamos favas.

Também visitámos a Feira do Livro, que se realizou na nossa escola, onde encontrámos livros muito coloridos, com bonitas histórias. Sentados nas escadas ou ao redor das mesas, tivemos a oportunidade de «ler» alguns livros e escolher aqueles que iríamos pedir aos nossos pais para comprar.






Sala 2 - JI da Corujeira

quarta-feira, 4 de março de 2009

Rimas para nós, rimas para vós...

Olá a todos!
Todos nós gostamos muito de ouvir histórias contadas das mais diversas formas, mas apreciamos especialmente rimas pois soam bem e por vezes dizem coisas que nos fazem rir. Assim, escolhemos no livro de rimas do nosso «cantinho da leitura» as que mais gostamos para partilhar com os meninos mais velhos da nossa escola.




Aqui estão algumas fotos do nosso trabalho. O passo que se seguiu foi ir mostrar o que aprendemos a todas as salas da nossa escola.
Para todos um beijinho e, já agora, BOAS LEITURAS!




Os meninos do J.I do Falcão