quarta-feira, 11 de março de 2009

A ler…aprendemos…

---
No âmbito da comemoração da Semana Nacional da Leitura, a turma do 1º A e os alunos da sala 1 da Pré prepararam uma actividade conjunta.

No dia 6 de Março, os alunos do 1º ano foram ouvir uma história “lida” por um menino da Pré. O livro chama-se “O Livro da Paz” – Todd Parr.

Este livro fala de valores importantes para todas pessoas e ensina-nos a respeitar os outros e a Natureza, a partilhar, a gostar, a saber o valor da amizade e a ser tolerante. Diz-nos que é preciso pouco para sermos felizes. Basta apenas sermos nós próprias e apreciarmos a coisas simples e quotidianas.

As actividades desenvolvidas foram organizadas por estações e, desse modo, todas as crianças, passaram pelas diferentes estações: a mesa da partilha (pulseira da amizade), a parede dos desenhos partilhados, mesa dos valores, a caixa dos valores e a manta (Para além do que vês…eu sou.).

A actividade correspondeu às expectativas e o envolvimento das crianças foi interessante, resultando em aprendizagens e aquisições mútuas. Percebemos que a articulação entre ciclos é benéfica para todos.

Continuaremos a “estudar” esta obra em futuras sessões.


Sem comentários: